BLOG

Cavalos-marinhos: uma espécie em constante ameaça, no Brasil e no mundo.


A China e o mercado asiático em geral são os grandes responsáveis pela comercialização de cavalos-marinhos para serem utilizados no preparo de produtos medicinais pelos chineses, indonésios, filipinos e outros grupos num total de 39 países. Além da venda indiscriminada em forma de souvenirs ou para criação em aquários.

O fato que torna este animal bastante procurado por pessoas que tem como hobby o aquário, além de sua beleza é que o animal em cativeiro dura pouco, praticamente 100% deles morre por ser bastante sensível e pelos donos de aquários não terem conhecimentos nem equipamentos apropriados. Assim a reposição desses animais é freqüente o que torna sua procura no comercio bastante grande, sem contar que seu preço é mínimo. O maior mercado importador desses animais são os Estados Unidos e Europa, devido à distância de seu habitat natural até o consumidor final, quando vivos, isto já é um fator alarmante para um animal tão sensível.

Comercio de cavalos-marinhos no Brasil

Por incrível que pareça até no Brasil se comercializa cavalos marinhos, não os vindo da China como ocorre em outros países, mas daqui mesmo. O IBAMA só permite 250 exemplares para exportação por ano quando tirados da natureza, mas no caso de quando são reproduzidos em aquários o número não tem limites, e é isto o que vem ocorrendo. Todos os meses 500 cavalos marinhos são exportados do Espírito Santo para Miami. O preço é US$ 13 por exemplar, o que torna esse comercio bastante lucrativo. Isto é só um exemplo, existem centenas de reprodutores por todo o país, quase todos dedicados à exportação, pois é um comercio muito lucrativo que muito atrai aqueles que lidam com a vida como se fosse objeto.

Um outro fator que favorece o comércio ilegal desses animais no Brasil, é que os defensores dos animais em geral pouco falam sobre este tipo de tráfico, a maioria por desconhecimento do assunto. Cabe, portanto, um alerta antes que seja tarde demais como vem acontecendo com várias outras espécies.

e zerra

Posts Em Destaque
Posts Recentes