Dicas para Iniciantes na Foto-Sub

Noções básicas da câmera.

Lente, abertura, F-stop e outros itens explicados para iniciantes.

1 - Lente

Elemento óptico de vidro que foca a imagem à medida que a luz entra na câmera. Em uma câmera compacta, a lente é fixa, mas em câmeras mais avançadas, as lentes podem ser removidas ou alteradas. Basicamente, na foto subaquática, utilizamos 2 tipos de lentes, dependendo do assunto que queremos fotografar:

               

A – Lente Macro: Consegue ampliar assuntos pequenos. É utilizada para fotografar pequenos seres e detalhes do ambiente marinho.

               

B – Lente Grande Angular: Possui amplo campo de visão,  o que permite ao fotógrafo registrar assuntos grandes sem que seja necessário  afastar-se dos mesmos. Resumindo: É usada para fotografar assuntos grandes e próximos.

Ao lado um esquema de como a máquina funciona: Lente, conjunto de espelhos e sensor 

Acima: exemplos de lentes macro das principais marcas do mercado e um exemplo do tipo de fotografia que se pode obter com essas lentes. Obs: este peixa possui pouco mais de 1cm de comprimento.

Ao lado: as principais lentes grande angulares do mercado. Abaixo: a lente Tokina 10-17mm a "queridinha" dos fotógrafos sub e um exemplo de foto Grande Angular

2 – Velocidade do obturador

O obturador é o item da câmera que abre e fecha rapidamente de forma a permitir a entrada da luz na máquina. Quanto mais tempo o obturador permanece aberto, mais luz entra. A velocidade do obturador é esse período de tempo que o obturador está aberto e é expressa ou com o símbolo de aspas, que determina segundos (por exemplo, 3”, sendo 3 segundos), ou com frações, como 1/250, que significa 1 segundo dividido por 250.

 

Velocidade Alta (Maiores que 1/100 , por exeplo: 1/250, 1/500): congela o assunto, mesmo que ele esteja em movimento.

Velocidade Baixa (Menores que 1/100, por exemplo : 1/60, 1/80): pode deixar um vulto no objeto, principalmente se ele estiver em deslocamento.

 

DICA: velocidade abaixo de 1/60 (por exemplo: 1/50, 1/40) requer um tripé para que as fotos sejam feitas sem deixar a imagem muito tremida.

Acima: a esquerda uma imagem do obturador e um esquema para entender melhor o conceito de velocidade

3 -  Abertura (F-stop) do obturador

A abertura é identificada também como f-stop.

F-stop é uma medida da quantidade de luz que é deixada entrar através da abertura. O F-stop é um número, como 2.0, 2.8, 4.0 etc. A letra "F" sempre precede esse número.

ATENÇÃO: Quanto maior o número do f-stop, menos luz entra. Ex.: F4 deixa entrar mais luz que um f-stop de F5.6. Assim, se você for diminuir a abertura do obturador, terá que aumentar o número do seu F-stop. E o oposto também estará correto.

 

4- Profundidade de Campo ou DOF

Às vezes, uma foto possui uma parte com foco e outra fora de foco. O DOF é a parcela que está em foco. Uma foto com pouca profundidade de campo terá um fundo embaçado e só uma pequena parte do assunto dentro do foco. Geralmente, o que vai determinar a profundidade de campo é a abertura escolhida para o obturador.  Aberturas grandes, ou seja, f-stop pequeno de F1.8 ou F2.3,  apresentarão uma profundidade de campo menor que aberturas pequenas, isto é, f-stop alto, como F22 ou F45.

Obs1: Geralmente, as lentes grande angulares conseguem uma boa profundidade de campo mesmo com aberturas pequenas.

Obs2: Câmeras compactas não conseguem desfocar o fundo com muita facilidade pois o sensor que registra as imagens geralmente é pequeno, não permitindo trabalhar com aberturas grandes.

Acima e ao lado: dois exemplos de como funciona a abertura e a profundidade de campo

4- ISO

O ISO irá trabalhar com a sensibilidade do sensor da câmera. A maioria dos sensores tem uma configuração ideal de ISO 100 ou ISO 200. Ao aumentar o ISO – por exemplo, mudar para ISO 800 –, torna-se o sensor mais sensível, o que lhe permite fotografar em ambientes mais escuros sem ter que deixar o obturador muito mais lento ou abrindo demais a abertura.

 

MAS CUIDADO:  Ao aumentar demais o ISO, você provocará mais ruído na foto, o que deixa a imagem com uma qualidade baixa.

 

5- Exposição

A quantidade de brilho na fotografia. É o resultado das ações da velocidade do obturador, abertura (F-stop), ISO e flash usado. Uma boa exposição significa que sua foto tem o nível de luz que você pretendia.

Existem muitas formas de se avaliar a exposição. A mais popular é usar a fotometria indireta da própria câmera. Futuramente, abordaremos melhor esse conceito.

Acima: um infográfico com todos os conceitos abordados até agora

6 - Flash interno

Também chamado de flash pop-up. É o pequeno flash que faz parte da câmera que pode "aparecer" quando você precisar. As câmeras dSLR, às vezes, não possuem flash interno.

 

MAS CUIDADO: Existem poucas alternativas em que o flash interno ajuda a criar fotos com boa iluminação. As fotos fora d’água vão parecer aquelas antigas de festa de aniversário em família. Já as fotos subaquáticas com flash interno quase sempre vão iluminar a suspensão da água, criando os famosos pontos brancos na foto

 

7- Equilíbrio de brancos

O equilíbrio do branco está relacionado à temperatura da cor e é como a câmera interpreta as cores na fotografia. Diferentes configurações de balanço de branco resultarão em uma foto que parece mais verde, azul, vermelho, amarelo etc.

 13 Dicas Essenciais para você Iniciar na Foto-Subaquática 

      Com a popularização da fotografia, ficou atrativo realizar foto-subaquática assim que se tem o primeiro contato com a atividade de mergulho. Mas os primeiros resultados podem ser desanimadores e acabam prejudicando até o próprio prazer de mergulhar.

      Pensando nisso, iremos desenvolver algumas matérias com o essencial para quem quer iniciar nesta vertente da fotografia de natureza

 

I - DICAS INICIAIS PARA QUEM QUER INICIAR NA FOTO-SUB:

  1. Desenvolva suas habilidades no mergulho livre e autônomo antes de iniciar na foto-sub. Muitos alunos dos nossos cursos compram equipamentos mesmo antes de aprender a mergulhar!
     

  2. Usar um flash é muito importante na fotografia subaquática. Quando estiver pesquisando sobre qual equipamento comprar, considere sempre o custo do flash externo (mais informações abaixo), pois ele  é a melhor maneira de melhorar suas fotos subaquáticas.
     

  3. Tente ficar baixo ou no mesmo nível do seu assunto, em vez de fotografá-los de cima. Assim, desenvolver suas habilidades no mergulho, como flutuabilidade e natação, são importantes tanto para conseguir boas fotos como não destruir o ambiente marinho.
     

  4. É importante saber como usar máquina fotográfica no modo manual ou o modo de prioridade de abertura da sua câmera, para conseguir controlar o equilíbrio entre a luz natural e a luz do seu flash. Em 99% dos casos a câmera no modo automático não produz boas fotos em baixo da água.

 

II - Conceitos Básicos da Fotografia Sub-Aquática:

 

  1. Conforme mergulhamos mais fundo, a água absorve cores quentes como vermelho, laranja e amarelo. É por isso que suas fotos subaquáticas ficarão totalmente azuis ou verdes se você não usar um flash ou outra luz artificial. Assim a maioria dos fotógrafos subaquáticos geralmente compram um lanternas / flash externo como forma de adicionar cor.

 

 

2 - A água reduz o contraste, a cor e a nitidez, razão pela qual as fotos subaquáticas devem ser feitas, preferencialmente,  dentro de 1 metro de distância do assunto principal. Ou seja, você precisa se aproximar muito do assunto:  QUANTO MAIS PRÓXIMO, MELHOR!!! MAS SEMPRE COM A PREOCUPAÇÃO DE NÃO DANIFICAR O AMBIENTE A SUA VOLTA

 

3 -Strobe ou Flash - uma fonte de luz que pode estar incorporado à câmera ou de forma externa – faremos uma matéria específica sobre flash externo

4 - Caixa Estanque - ela permite que você leve uma câmera embaixo da água e opere a câmera. Estas caixas possuem uma vedação que impede a entrada de água mesmo sofrendo pressão do meio externo.  

5 - O-ring - um anel de borracha que cria uma vedação nas caixas estanques e nos flashs externos.

6 - Lente macro - uma lente anexada à câmera ou à caixa estanque, que permite que um fotógrafo subaquático se aproxime de assuntos pequenos - O ideal é a lente conseguir uma ampliação do assunto no sensor da máquina em uma proporção 1:1

7 -Lentes de grande angular - uma lente anexada à câmera ou à caixa estanque, que permite uma aproximação de grandes assuntos. Sem uma lente grande angular, fotografias subaquáticas de grandes assuntos têm pouca cor e contraste.

8 - Luz ambiente - também conhecida como luz natural, esta é a luz do sol. As fotografias subaquáticas são muitas vezes uma mistura de luz ambiente e luz artificial criada pelos flashs e lanternas;

9 - Backscatter - manchas, que aparecem em suas fotos subaquáticas quando o flash ilumina demais a suspenção (areia ou pequenos seres) existente entre a câmera e o assunto.



 

Mergulhador segurando o suporte do flash externo

Mergulhador procurando fotografar no nível do assunto

Equipamento básico_ flash externo a direita da caixa estanque e lanterna a esquerda

O-ring amarelo das caixas Canon.

Caixa Estanque: diversos modelos para mesma câmera.

Saber usar o modo "M" de manual é o primeiro grande passo 

Separamos um pequeno vídeo para mostrar como as cores vão mudando em baixo da água:
note que as cores quentes tendem para o verde e azul enquanto o ponteiro de profundidade vai aumentando

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Caixa Estanque: diversos modelos para mesma câmera.

O-ring amarelo das caixas Canon.

Veja Também:

|ARTIGO|

Se você for um dos sortudos a encontrar um cavalo-marinho ou um peixe-cachimbo, lembre-se de que é importante seguir as regras básicas do bom mergulhador e algumas orientações para não prejudicar ainda mais esses fantásticos seres.

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